sexta-feira, 7 de outubro de 2011

sobre os direitos do torcedor que foi a são januário

salve rapa

domingo, ainda no rio de janeiro, na bancada de são januário, depois de passar um baita perrengue pra entrar no jogo - claro, nada comparado ao que passaram as caravanas, e que somente viemos a saber no final do jogo, quando as mesmas adentraram o estádio - o blog, com alguns amigos, já havia decidido montar uma cartilha para mostrar a quem vai para aquele lugar quais os seus direitos, como acionar formalmente os responsáveis para que, como organizadores de um evento de massa e, consequencia disso, encarregados da segurança antes, durante e depois da partida, respondam pelos crimes, desvios funcionais, infrações ao consumidor e, havendo, danos morais e materiais de cada um.

essa cartilha está em fase de finalização, será levada às lideranças das caravanas... contudo, prontamente encontramos um problema: o medo dos torcedores e das torcidas de retaliações futuras.

sendo assim, caso seja inviável, dado o temor de um contra-ataque vindo das forças de segurança (sic) daquela terra sem lei, movermos nossos direitos nas quatro instâncias competentes (procon, corregedora da SSP/RJ, MP e justiça cível), montaremos todo um dossiê, completo, mostrando nossos direitos e as razões pelas quais a ação não saiu do papel, para o qual precisamos da ajuda de todos!

o blog vem cuidando da pesquisa legal, da elaboração dos textos e se encarregará da orientação de cada interessado (de forma gratuita e volubntária; para nós, não se trata de captação de clientela jurídica, mas de mostrar aos irmãos de bancada como proceder para reaver seus direitos).

contudo, precisamos, para alimentar nosso dossiê, de depoimentos de quem esteve presente! temos alguns muito bons, mas precisamos de mais, o cenário ideal é que cada torcedor que esteve em são januário nos mande seu relato, escrito de forma sincera, sem se preocupar em elaborar um documento formal, mas sim uma espécie de desabafo, preferencialmente com o máximo de detalhes possível.

com tudo isso, com nossos direitos somados às muitas versões que teremos, todas retratos de uma mesma saga da fiel torcida num campo de batalha, teremos força o bastante para, no mínimo, causarmos furor na imprensa, o que pode ser um caminho de pressão para que as coisas no rio de janeiro mudem.

então quem esteve no rio, ou quem conhece alguem que esteve no rio, encaminhe essa mensagem, esse pedido de ajuda. é de nosso interesse comum, e é de suma importância para que tomemos uma medida eficaz contra os abusos que sofremos naquela cidade há tempos.

basta mandar o relato para o email vardema@gmail.com, ou postá-lo em comentário, nessa mensagem mesmo.

quem não quiser ter o nome revelado, é só avisar que o relato será passado como anônimo em todos os meios de reprodução.

desde ja agradecemos, e muito, a ajuda. O blog acredita que mover as vias legais e a imprensa é o caminho para mudar essa rotina de guerra do rio... o olho por olho, nessa situação que já é extrema, pode levar a fins trágicos demais; e nossa mobilização formal é o caminho para acabarmos com a impunidade e autoritarismo que imperam nas entidades organizadoras do futebol (imaginem o cenário: o corregedor da PM do rio recebendo 1000 representações de abuso do batalhão no mesmo dia; dia em que chegam 1000 representações criminais no MP; e que o PROCON recebe as mesmas 1000 reclamações de crime contra o consumidor, ja que assim nos consideram... o barulho vai ser grande)

E VAI CORINTHIANS

2 comentários:

  1. Aqui tem a denuncio do torcedor Junior Moreira enviado ao blog do Perrone onde relata a humilhação que a PM carioca os fez passar, segue:

    http://blogdoperrone.blogosfera.uol.com.br/sem-categoria/torcedor-acusa-pm-do-rio-de-cobrar-propina-para-liberar-onibus-policia-desconhece-caso/

    ResponderExcluir
  2. valeu elisete

    o junior é parceiro do blog nas caminhadas de arquibancada e tá ajudando bastante na elaboração do material

    obrigado pela ajuda!

    ResponderExcluir