sexta-feira, 17 de setembro de 2010

mobilização geral pela redução dos valores de ingresso no Brasil

conforme falamos neste espaço e temos divulgado incansavelmente no orkut, este blog entrou na briga pela redução do preço dos ingressos no Brasil, pelo fim desse vergonhoso processo de fazerem com que os torcedores de verdade tenham que financiar altos custos advindos de marmeladas de dirigentes e más administrações, e pela devolução do esporte do povo ao povo

o foco do projeto, apesar de estarmos encampando a idéia, não é exclusivamente o Corinthians, mas os preços médios do Brasil, que, salvo na região nordeste e alguns jogos do campeonato carioca, onde entradas são praticamente doadas em épocas de baixa de público, estão muito longe da realidade da população.

são três fases para as quais estamos angariando pessoas e instituições para nos ajudar:

1. organizar o movimento, seja por meio de encontros, seja por um grupo de email, no qual definiremos exatamente o escopo do estudo a ser desenvolvido.

2. definido o objeto, dividiremos os grupos para realizar os estudos.

Nossa sugestão é que tenhamos frentes de trabalho divididas da seguinte forma:
- uma para fazer uma análise jurídica (visto que a constituição federal prevê acesso ao lazer e à prática desportiva em geral)
- outra para um estudo econômico-social que versará tanto sobre o real impacto das bilheterias nos cofres dos clubes, quanto sobre o poder aquisitivo médio dos torcedores no Brasil face aos preços oferecidos
- mais um pessoal fazendo um levantamento histórico do futebol, que era conhecido, até poucos anos atrás, como o esporte do povo; aqui, queremos fazer, inclusive, um prognóstico do que pode acontecer com o povão dentro de alguns anos, se não for mudado o atual panorama;
- e um último grupo realizando entrevistas (perguntas pré-estabelecidas, iguais para todos os entrevistados, que permitem, depois, um levantamento estatístico das respostas) com todos os setores envolvidos: torcedores de bancada até os camarotes, imprensa, federação, jogadores etc.

- nesse meio tempo, um outro pessoal ficará responsável pela divulgação do trabalho e pela captação de recursos para edição/publilcação/distribuição.

como algumas áreas são técnicas, a divisão dos trabalhos provavelmente deverá ser feita conforme a formação de cada colaborador... de qualquer forma, quanto mais gente ajudando com as entrevistas e a divulgação, melhor.


3. feito o passo anterior (e todos trabalhando em função de um mesmo prazo), efetuaremos a compilação de todo o material em um documento único, conclusivo, o qual será, a princípio, encaminhado à mídia e alguns setores político/administrativos. Havendo recursos, faremos também a publicação.

Além disso, estamos trabalhando a idéia, junto com outras torcidas que já nos contataram (de outros times, inclusive), de, com a documentação divulgada, realizarmos um protesto conjunto, na mesma rodada, em todos (ou nos que conseguirmos mobilizar) os estádios das série A e B do nacional.


especificamente sobre o caso do Corinthians, aguardaremos posicionamento da diretoria acerca do posicionamento a ser adotado com o novo estádio... isso feito, e sendo necessário, faremos também uma mobilização específica.



qualquer um que entenda que pode colaborar em qualquer das ações acima, ou mesmo participar do debate/divulgação/entrevistas, encaminhe email para vozdafiel@bol.com.br, cadastraremos seu email em um grupo que, quando contar com pessoal suficiente, começará a movimentação geral.

apenas pedimos que informe em qual área entende que pode dos apoiar e a cidade onde reside... sua ajuda será muito bem-vinda e útil.

para finalizar, quem conhecer pessoas de outras torcidas que possam somar no movimento, por favor, divulguem!

grande abraço e vai corinthians!

Nenhum comentário:

Postar um comentário