terça-feira, 11 de maio de 2010

organizada x mano

post que ondem deu erro, reescrevendo (e aproveitando a carta do mano)

começou em 1969, quando um grupo de fanáticos decidiu seguir, fiscalizar e apoiar incondicionalmente o corinthians...

os méritos e ideais não serão aqui pormenorizados, o conceito acima, genérico, porém real, é suficiente... mais detalhes estão nos sites da quadra e da rua...

de la pra, outro ideal que surgiu também deve ser ressaltado: o democrático, sempre expressado pelo "contra todo ditador que no timão quiser mandar"

muitas festas, muitas conquistas, e também muitas dificuldades... o que deveria significar muito aprendizado

por exemplo: quem no mundo conseguiu ser maioria jogando fora de casa? ou calar a torcida local numa final de mundial?

quem conseguiu, com base em ordem e fiscalização, derrubar um ditador?

contudo, quem conseguiu impedir a continuidade de dois bons times, em 2001 e 2006? quem vive um racha, originado por diversas questões de ordem política (não saber perder eleição x péssima administração interna e perda de valores)? quem tentou segregar parte da arquibancada, dizendo quem podia ou não ficar na curva da arquibancada amarela ("contra todo ditador?")?

este blog, acima de tudo, é corinthians

nãp compactua com andres sanchez, andre da sorte, carlos leite ou quem quer que seja

contudo, considera o que há de positivo, e, nesse ponto, o atual planejamento tem mostrado frutos

em 2007/2008, quando montamos o time da série B, diretoria e treinador prontamente clarearam a torcida: moldar a equipe, subir, classificar para a libertadores e passar a jogá-la ano a ano, até vencer (lembra daquele "tem que lutar até vencer")

ano a ano... ou seja, perder em 2010 significa obrigação de classificar para 2011... e assim continuamente...

trocando as palavras, isso chama maturidade

maturidade de saber que o mundo não acaba em um semestre, que times bons são montados com sequencia de trabalho e de filosofia de trabalho

claro... além disso tem que ser corinthians, tem que jogar com raça, vestir o manto com a honra que ele exige, talhar cada batalha como a última e, se tiver que cair, cair de pé, curar a ferida e voltar à batalha

esse ano foi o que aconteceu... ok, houveram azares e falhas planejamento, já reconhecidas e admitidas pelos responsáveis... mas não há como não dizer que o time não lutou, que não buscou até o último minuto o gol salvador, o gol que manteria acesa a esperança da américa em 2010...

e a grande maioria da torcida percebeu, aplaudiu de pé ao final do jogo, mesmo com a dor da derrota...

menos a maior organizada, que, às vaias dos demais torcedores, tentou caçar as bruxas no dia do jogo, no dia seguinte, no treino seguinte, e novamente foi vaiada domingo, quando ainda pretendia a saída do treinador e de alguns jogadores, como se isso fosse devolver a vaga perdida na quarta e arrumar o time a ponto de colocá-lo entre os quatro do brasileiro

olvida-se essa torcida, apenas, de que, quando, nas outras oportunidades, procedeu da mesma forma, precisamos de semestres, anos, para nos recompor, montarmos novamente um time, seduzirmos jogadores de ponta a vestir nosso manto... ok, a diretoria da época não ajudava, tanto quanto a atual nao vai fazer milagre se perdermos um time inteiro novamente

e, se há planejamento em curso, se o time é bom e vem mostrando isso, pq mudar de treinador? pq mandar embora esse ou aquele jogador? pq nao dar continuidade e conquistar, com a mesma base, a vaga de 2011, e, com um elenco mais calejado na competição, tentar novamente?

ora... a torcida que quer reformulação é a mesma que, se mandar meio time pra rua, é a mesma que vai terminar o ano pedindo jogador, treinador, raça... que valorize o que tem, cobre melhorias e fiscalize o direção

mas não... e o real motivo do post vem agora... é muito estranho que uma diretoria de organizada, que ja vem sendo questionada por suas decisões ha tempos, tanto que fez com que diversas lideranças montassem um movimento paralelo, fora da sede, tenha um nome na mão para gritar assim que o time perdeu

quinta feira nao cobraram a demissao do mano, cobraram tambem a contratação do luxemburgo... aquele mesmo que pagava uma nota pra torcida do santos o apoiar incondicionalmente.. aquele mesmo que declarou à cpi do futebol que é normal treinador ter porcentagem em venda e convocação de jogador, aquele mesmo que por onde passa devasta os departamentos de futebol, e nós sabemos disso muito bem...

é, no mínimo, estranho...

é, no mínimo, falta daquela maturidade que elenco e diretoria mostraram, e que a maioria da torcida ja mostrou...

se o papel é apoiar incondicionalmente e fiscalizar, vamos fazer isso... se o trabalho mudar e se mostrar insatisfatório para o objetivo de classificar para a libertadores do ano que vem, aí sim, vamos ver se há que se reformular algum setor...

enquanto isso, vamos fiscalizar onde está a renda desses últimos jogos, quem vai pagar a conta do fim do ano... aliás, pq esses diretores da organizada não questionam o pq do corinthians, quebrado, tê-los levados todos, de graça, ao cruzeiro, que custava, no mínimo, 2.000,00 por cabeça?

é hora de rever os papéis, de resgatar nossa torcida aos seus valores e ideais originais, de tirar interesses e deixar o grande corinthians como foco e objetivo, como historicamente foi, e como deveria ainda ser

a libertadores 2010 acabou, temos que aceitar esse fato e andar adiante, com o time que temos... quer pensar em libertadores, pensemos então na de 2011, pq o brasileiro começou, e essa é nossa chance

aqui é corinthians!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário